Ayurveda é uma ciência milenar que em Sânscrito, significa Ayur – vida e Veda – ciência/conhecimento. Portanto, ayurveda traz conhecimentos práticos e filosóficos sobre saúde e bem-estar.

É considerado o sistema medicinal mais antigo continuamente praticado no mundo, e hoje é apoiado por um sistema de saúde governamental na Índia e no Nepal.

Ayurveda é a ciência do corpo, da mente e do espírito, e incorpora uma filosofia baseada na auto-consciência para trazer harmonia e equilíbrio para todas as áreas da sua vida. Um sistema único embasado nas leis primárias da natureza. É uma medicina holística e natural que considera a filosofia “yatha pinde tatha bramhande”, que significa:
“assim como no macro-cosmo, é o micro-cosmo”

Dentro desta filosofia, o relacionamento entre o ser humano e o Universo é intrínseco e não pode ser separado. Todas as áreas da vida do ser humano são importantes para definirmos seu estado de saúde: físico, bioquímico, intelectual, emocional, espiritual, familiar, social, meio ambiente e universal.

Todos os seres vivos possuem certas tendências naturais em sua existência. Por exemplo, a pimenta do reino possui uma tendência natural ao calor, pois o elemento fogo está muito presente em sua constituição. Já o coco possui uma tendência natural de resfriar, pois possui muita água em sua constituição.

Cada ser humano também possui uma constituição elemental que irá definir suas tendências naturais. Os cinco elementos são: espaço, ar, fogo, água e terra. 

Você sabe o que é Ayurveda

A combinação do dosha encontra-se em tudo o que existe, então todos os seres vivos também possuem o seu dosha predominante, e podem ser agentes para equilibrar o acúmulo de elementos na sua constituição física. Perceba, cada escolha irá acumular ou diminuir certos elementos no seu corpo.

Para entender como estes elementos se manifestam no nosso corpo, e na mente, precisamos primeiro entender quem somos. O Ayurveda é uma ferramenta incrível de auto-conhecimento, a ser explorada todos os dias pela arte da auto-observação e presença consciente.

Dosha Prakruti é a constituição elemental de nascimento; personalidade e características presentes na infância, adolescência e juventude. São aquelas piadinhas de vô, tio, pai: “ah, essa menina sempre foi muito grossa, ela é assim mesmo”; ou “ela é determinada demais, consegue tudo o que quer”, ou ainda “poxa, ela é sempre preguiçosa, não adianta acordá-la antes das 11 da manhã”.

É importante compreender que o Prakruti sempre será sua base, a sua estrutura. Como os elementos estão distribuídos no seu corpo e mente depende de três fatores: genética, local de nascimento e movimento astrológico no horário do nascimento. Uma pessoa que possui uma genética onde o pai e a mãe são artistas, magrelos, que adoram viajar; nasceu em uma cidade no topo de uma montanha com muito vento e ar gelado; e com o Sol em Gêmeos, Ascendente em Libra e Lua em Aquário; tem uma probabilidade enorme de adquirir os elementos ar e espaço na sua constituição Prakruti.

Vamos descobrir o seu dosha Prakruti?
Clique aqui receba o quiz do Chopra Center, do renomado guru Dr. Deepak Chopra e conheça melhor quem você é pela luz do Ayurveda.

Viver no Ayurveda é entrar no caminho do auto-conhecimento.
É você conseguir olhar para dentro no momento presente, e desvendar a grande sabedoria da vida dentro da sua realidade.
Por que a sabedoria quando não é praticada, perde todo seu valor.
Meu convite a você é: experimente.
Experimente com você mesmo(a).
E surpreenda-se com a sua sabedoria interior.
Você já sabe tudo o que precisa, é só você realizar esse conhecimento.
Confie na sua intuição!

Você sabe o que é Ayurveda?

Comments are closed.