Parceria Simple Organic e Instituto Beraca – Anajás Ilha do Marajó

 

A Simple Organic acredita que, muito mais do que uma marca de beleza, somos agentes ativos das grandes mudanças na sociedade e podemos sim fazer a diferença. Afinal somos parte do que nos cerca. Precisamos olhar para as pessoas a nossa volta,  buscar entender suas necessidades, pensar o consumo de uma forma mais consciente e criar ações positivas que auxiliem na construção de um mundo melhor.

Pensando nisso, criamos uma parceria especial com o Instituto Beraca, para desenvolvermos diversas ações conjuntas em prol de comunidades vulneráveis. Para quem não conhece, o Instituto Beraca surgiu dentro da operação da Beraca, empresa de ingredientes naturais e orgânicos, compostos de ativos extraídos da Amazônia e de outros biomas brasileiros. O Instituto constrói seus projetos sociais a partir das necessidades de cada organização, estabelecendo estratégias voltadas para resultados sustentáveis de impacto e transformação social, com cronogramas e custos, e com o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação.

Para darmos início a essa parceria escolhemos uma comunidade muito importante para nós – a comunidade Anajás, que fica localizada na Ilha do Marajó. É nesta região que é extraída parte da matéria prima que utilizamos, de forma orgânica e artesanal.

Nossa missão junto com o Instituto Beraca é sonhar a transformação social em conjunto com essas comunidades vulneráveis e, através do acesso a mercados diferenciados, ativar economias locais sustentáveis que garantam a preservação e restauração do meio ambiente, a continuidade da diversidade cultural e o resgate da dignidade humana impactada pela pobreza, através de investimento em educação e infra-estrutura para a cooperativa que emprega a comunidade local. Apesar de a comunidade Anajás já ter o cuidado do Instituto Beraca, ainda existe muito a ser feito pela região.

Nós, da Simple Organic, junto com vocês, acreditamos que podemos ajudar nessa transformação. Afinal, cuidar do planeta também é nossa responsabilidade. Atualmente, a ação vigente em prol de Anajás, consiste em doar R$1,00 a cada BBA e BBcream vendido em nossas lojas, físicas e on line.

Vale lembrar que nosso BBA (complexo do óleo de Pracaxi) vem da Ilha do Marajó, extraído pela própria Anajás.
Novas ações serão praticadas a cada novo semestre.  Acompanhe a gente pelas redes sociais e nas lojas, para poder fazer parte disso conosco!

Mas por que ajudar ? E o quê vem sendo feito?
Anajás se localiza na Ilha do Marajó , no Pará. A comunidade é  isolada e enfrenta desafios logísticos – 36 horas de barco saindo de Belém ou 16 horas de barco saindo de Macapá. É de lá que provém muitas das matérias primas que utilizamos, principalmente o óleo de pracaxi.

Um estudo realizado pelo próprio Instituto Beraca, mostrou que a comunidade de Anajás possui um alto capital social, agricultores familiares e um importante sistema agroflorestal. Os produtores extrativistas dessa região, estão organizados em cooperativa em fase final de formalização e contam com a ajuda do Instituto para aulas de gestão. Assim,  poderão fomentar e desenvolver a comunidade, de forma sustentável, com seu próprio trabalho.
Apesar de a região já ser assistida pelo Instituto, muitas são as melhorias que precisam ser feitas. É esse o nosso papel como empresa parceira que acredita na construção de um mundo melhor .
A seguir, algumas ações que podem ser implementadas com a ajuda da nossa parceria e doação:

  • Energia renovável: Hoje a maior fonte de energia da comunidade ainda provém de geradores a Diesel, e um dos projetos que iniciaremos nos próximos meses é o desenvolvimento de um sistema de energia renovável.
  • Tratamento de Água;
  • Ensino para Jovens e Adultos (EJA); – O escolarização ainda é baixa na região, mas nós acreditamos que a educação é de extrema importância para a construção de um mundo melhor.
  • Estrutura produtiva para atividade extrativista;
  • Capacitação em manejo sustentável das espécies exploradas pela comunidade;

Faça parte da mudança junto com a gente.

Importante:
– As ações são válidas para loja online e física.
– O repasse dos valores está estipulado em contrato, com o Instituto Beraca. Para conhecer mais o trabalho do Instituto, acesse www.institutiberaca.org
Nós, da Simple Organic, acreditamos que podemos compartilhar mais, aprender e fortalecer o nosso papel como pessoas.

É hora de ouvir, repensar e agir.

lifestyle Relacionados

SIMPLE ORGANIC NA REVISTA FORBES – BELEZA E BEM-ESTAR: A TECNOLOGIA POR TRÁS DAS NOVIDADES

Leia a baixo, a reportagem POR TRÁS DOS RÓTULOS,  da revista FORBES:    

Leia mais

SIMPLE ORGANIC NA REVISTA CLÁUDIA – ESPECIAL MULHERES QUE IMPACTAM O NOSSO AMANHÃ

  “O amanhã tem rosto de mulher. E, quando o assunto é beleza, ele vem sendo construído a passos firmes por aquelas que não se conformam com padrões inatingíveis, com a exclusão de alguns grupos nem com um jeito insustentável de consumir” Leia a baixo, a reportagem LIVRE PARA SE AMAR,  da revista CLÁUDIA – edição...

Leia mais

Dia da Terra: confira nossas iniciativas por um mundo mais sustentável

O ritmo acelerado da vida, as mudanças climáticas advindas da poluição, a destruição de habitats, a superpopulação humana, a exploração dos recursos naturais, entre outros, levou cientistas a concluírem que um quarto dos mamíferos estarão extintos nos próximos 30 anos, e que metade de todas as espécies desaparecerá até o fim deste século. Se o...

Leia mais